quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A era newtoniana-cartesiana está ficando para tráz?

A tradicional visão cartesiana, que ao longo do século XIX, e boa parte do XX, acompanhou toda a produção científica e acadêmica deste período trouxe soluções ou problemas para a educação como um todo? Se fizermos um retrospecto, avançamos em muitas áreas do conhecimento, porém chegamos a um ponto de extagnação deste modelo.
Digo isto em função do panorama em que se encontra nossas IES (Instituições de Ensino Superior), formadoras de educação reducionistas, racionalista, objetivista, e separatista. Somado a isto, a globalização, o pensamento neoliberal, culminando na formação sectária, competitiva e individualista, que em nome da técnica e do capital, parece perder muito da função de buscar formar homens responsáveis, sensíveis e que venham buscar o sentido da vida, do destino humano e de uma sociedade justa e igualitária. (BEHRENS 2010, p. 68).
Caro leitor chamo sua atenção para pensarmos juntos, questionar e buscar saídas em prol da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário