quarta-feira, 27 de julho de 2011

Senso Comum

Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2008), senso comum diz respeito aos conhecimentos que são adquiridos por meio das experiências vivenciadas no cotidiano. Esse tipo de conhecimento é de extrema importância por permitir que sejam acumulados e utilizados em situações práticas, como, por exemplo, saber se será possível atravessar a rua sem ser atropelado quando um carro é avistado, sem que, para isso, seja necessário calcular a velocidade em que o carro está se movendo e a própria velocidade de locomoção de uma calçada a outra.

Um comentário:

  1. Como são três os pilares para educar: conhecimento, compreensão e habilidade, necessariamente nesta ordem. O "senso comum" conhecimento adquirido através de experiencias vivenciadas acelera o aprendizado tornando-o mais interessante para o educando.

    Em aulas presenciais o "senso comum" pode ser explorado em debates, seminários,wokshops, mas existe a limitação de tempo e nem sempre todas as experiências são divididas. Nesta linha de raciocínio, a EAD contribui para o desenvolvimento do "senso comum" deforma mais efetiva, isto é, basta acessar foruns, chats, etc, onde todos podem expor suas experiências.

    ResponderExcluir